OneSource's Mobitrust platform demonstrated at the Altice Portugal simulacrum of 5G communications for public safety scenarios.

Altice Portugal realiza demonstração de 5G com operação de socorro em tempo real e com recurso a comunicações e serviços em 5G

Num trabalho de parceria com a Altice Portugal e a Ericsson foi integrada a tecnologia 5G na platforma Mobitrust. A 11 de Setembro de 2019 foi efetuado um simulacro de um acidente na Altice Labs em Aveiro (com a parceria da Camara Municipal de Aveiro, bombeiros e polícia) de modo a demonstrar a utilização da tecnologia 5G em ambientes PPDR. A plataforma Mobitrust foi um dos componentes chave do simulacro, permitindo a transmissão de vídeo, audio, sensores médicos e sensores ambientais do cenário de operações para a sala de comando e controlo.

O objetivo da demonstração será mostrar como se poderá – no futuro com o 5G – aumentar a eficácia do socorro, através da utilização de vários equipamentos que fornecerão informação vital em tempo real. A começar pelo drone que poderá ser acionado pelas entidades de segurança assim que têm conhecimento do sinistro. O drone além de poder fornecer imagens reais do acidente, poderá ajudar na coordenação de meios a deslocar, assim como o percurso mais rápido para chegar ao local. Já no terreno e com recurso ao Medigraf, as equipas de socorro fornecem, através desta solução, os dados vitais do sinistrado em tempo real, permitindo ao Centro Hospitalar ou à coordenação do socorro adaptar melhor a resposta ao caso concreto e real (ex. se é necessário ou não acionar o helicóptero do INEM, se é necessário preparar o Bloco Operatório, etc). As equipas de socorro estarão equipadas com Bodykits, da empresa Onesource, parceira da Altice Labs no projecto Mobilizador 5G, permitindo a monitorização em tempo real de sinais vitais das equipas de suporte à emergência.

Esta demonstração vem evidenciar as vantagens que o 5G pode trazer, especialmente em situações de PPDR (Public Protection and Disaster Recovery), graças à baixa latência, débito superior e novas funcionalidades de rede;

O objetivo da demonstração será mostrar como se poderá – no futuro com o 5G – aumentar a eficácia do socorro, através da utilização de vários equipamentos que fornecerão informação vital em tempo real.
Neste simulacro, a Altice Labs, em conjunto com a Ericsson, e as empresas OneSource e PDM&FC, participantes do projeto P2020 – Mobilizador 5G, liderado pela Altice Labs, irá disponibilizar a tecnologia e os equipamentos que serão utilizados no levantamento das condições do terreno, na monitorização dos sinais vitais dos operacionais e controlo das operações e na prestação de cuidados médicos à(s) vítima(s);

A iniciativa enquadra-se nos objetivos do projeto Aveiro STEAM City, projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa “Urban Innovative Actions”, liderado pelo Município de Aveiro e pretende dar corpo aos objetivos traçados pela Comissão Europeia, já adotados pelo Governo português, para que exista pelo menos uma cidade com cobertura 5G em cada Estado-membro até 2020, no qual a Altice Labs é um dos principais parceiros tecnológicos.

O 5G irá reforçar uma aposta em aplicações para o mercado B2B e B2B2C nomeadamente em áreas como o IoT (critical and Industrial IoT), a automação industrial e os serviços críticos, tanto nas áreas da saúde, emergência médica como na segurança, consideradas essenciais para o desenvolvimento e produtividade da sociedade.

 

Read more: 

© Copyright 2018 ONESOURCE​

Scroll to Top